Financiado pela UK Premier League e realizado em parceria com o Futebol Amador (Grassroots Soccer), os Pioneiros de Kaltcha (Kaltcha Pioneers) foi um programa do WFC para disseminar mensagens de prevenção ao HIV para jovens nas periferias (townships). Inicialmente previsto como um projeto de três meses, os Pioneiros de Kaltcha (Kaltcha Pioneers) ganhou fôlego e acabou se estendendo a oito meses.
No estágio inicial o WFC se dedicou em adaptar o currículo do Futebol Amador (Grassroots Soccer) para então as mensagens de prevenção ao HIV, que eram ensinadas através dos jogos de futebol, pudessem ser transmitidas aos estudantes de cinema. Em parceria com o Futebol Amador (Grassroots Soccer), o WFC selecionou vinte jovens de Khayelitsha e juntos eles produziram uma coleção de filmes em estilos variando de reportagem, entrevista, entrevista de rua, debates e drama. A equipe também começou a usar redes sociais para ganhar uma maior audiência para seus filmes
Como resultado dessa visibilidade, o canal de TV comunitária da Cidade do Cabo (CTV) pediu uma série dos Pioneiros de Kaltcha (Kaltcha Pioneers) para as vésperas do Dia Mundial da AIDS.
O WFC conseguiu trazer a Nokia como patrocinadora e cineastas selecionados da equipe de produção original dos Pioneiros de Kaltcha (Kaltcha Pioneers) produziram filmes exibidos durante o aquecimento para o Dia Mundial da AIDS
Além disso, Mxit - uma rede social para celular - ofereceu ao WFC uma plataforma de vídeo para seus filmes. Uma campanha começou para promover o Dia dos Namorados, que apelou aos jovens para: AME SEU PARCEIROS - SAIBA SEU ESTADO DE SAÚDE (“LOVE YOUR PARTNER – KNOW YOUR STATUS”). Os cineastas do Pioneiros de Kaltcha (Kaltcha Pioneers) identificaram um obstáculo muito importante na prevenção da disseminação do HIV, que foi o medo de muitas pessoas em fazer o exame então elas não sabiam se tinham o vírus ou não.
A campanha do Dia dos Namorados no Mxit foi um sucesso surpreendente. Muitas pessoas entraram em contato com a equipe do WFC, agradecendo a eles por falar sobre como o HIV afeta a vida das pessoas comuns e querendo dividir suas próprias histórias. Os Pioneiros de Kaltcha (Kaltcha Pioneers) realizaram uma excelente campanha nas redes sociais sobre essa mensagem, particularmente no Facebook. Pessoas começaram a usar os comentários como um fórum para discutir opiniões sobre o HIV, e para dar conselho.
Quando a campanha do Dia dos Namorados terminou, ainda existia energia dentro da equipe. Eles queriam organizar um cinema móvel e unidade móvel de saúde e levá-los nas proximidades de centros comerciais na periferia (township). Infelizmente, a equipe não conseguiu ter acesso aos recursos necessários e a sede do WFC ficou esgotada naquele momento. Este é um problema comum com projetos: uma confiança na sede do WFC em captar recursos por que é difícil para os próprios beneficiários terem acesso aos processos de pedido de recurso com a comunidade de doares.