Em 2010 a África do Sul foi anfitriã da Copa do Mundo da Fifa e o WFC treinou jovens para cobrir o evento a partir da perspectiva da periferia (townships).
Conduzidos pelo Membro Fundador do WFC, Simcelile ‘Simi’ Kalimashe, os treinamentos começaram em Abril de 2010 em Khayelitsha. Os tutores foram Tinashe Makwande, do Zimbábue - um estudante de cinema na UCT; Lukhanyo Kalata que já tinha sido anteriormente repórter esportivo no canal nacional de tv da África do Sul; e a Fundadora do WFC, Alice Bragg, que escreveu o currículo de ensino.
Junto ao treinamento de Khayelisha, o WFC também ensinou um grupo de jovens de um bairro na periferia, Nyanga, em parceria com a Fundação Amy Biehl (Amy Biehl Foundation).
Combinados, o WFC teve em torno de 35 estudantes e juntos, eles fizeram mais de 80 reportagens - dos bares/tavernas (shabeens), estádios e parques, casas das pessoas, as ruas - em consequência da aprendizagem dessas habilidades e tendo equipamentos para fazer filmes, alguns membros da equipe também começaram a gravar reportagens jornalísticas. Nós fizemos um website para as reportagens www.worldfilmcollective.com/SA2010 Foi um momento incrivelmente emocionante.
Uma vez terminada a Copa do Mundo, alguns cineastas queriam continuar e criar uma produtora de cinema. Uma mulher chamada Emma Kaye deu ao WFC a chance de desenvolver uma plataforma de vídeo na rede social para celulares chamada Mxit, e durante seis meses a equipe fez 4x filmes de 1min por semana que estavam disponíveis para download na plataforma.
Infelizmente, apesar da projeção de Emma, não existiram downloads suficientes para gerar fonde de renda e a equipe não foi capaz de continuar fazendo os filmes. Entretanto, a produtora de cinema continuou até 2014 fazendo programas para o canal comunitário, Tv da Cidade do Cabo (Cape Town TV), realizando programas financiados pela Comissão de Filme da Cidade do Cabo (Cape Film Commission) e The Premier League e finalmente, fazendo uma série de 26 partes para o canal nacional, eTV.
Em 2014 o WFC esteve preparado para colocar em prática seu programa de Reportagens Esportivas e Jornalísticas no Rio de Janeiro. A Fundadora Membro, Vanessa Goes, fez contato com Liliane na favela Cidade de Deus que ficou feliz em receber o projeto. Os tutores, Jardel e Matheus, ambos formados na escola de cinema de Fernando Meirelles, Cinema Nosso, ensinaram o programa.